Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas 

1 – O que é uma escola de tempo integral?

A escola de tempo integral tem jornada diária de 9 ou 7 horas, dependendo do modelo adotado pela unidade. Durante o dia, são servidas três refeições e os estudantes participam de aulas diversificadas e atividades práticas voltadas para o desenvolvimento integral do estudante (nas dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural).

2 – Qual é horário de aula na escola de tempo integral?

Na escola de tempo integral de 9 horas diárias, as aulas vão das 7h30 às 17h00. Já na escola de tempo integral de 7 horas, há dois turnos: um das 7 às 14 horas, e outro das 14 às 21 horas.

3 – O que é ensinado em um Cepi? Qual é a matriz curricular da escola de tempo integral?

A matriz curricular de um Cepi é composta por componentes do Núcleo Comum (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso) e do Núcleo Diversificado (Práticas Experimentais, Preparação Pós-Médio, Estudo Orientado, Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, Eletivas e Iniciação Científica). Confira aqui a matriz curricular do Ensino Fundamental Anos Finais e aqui a matriz curricular do Ensino Médio.

4 – Quantas refeições são servidas na escola de tempo integral?

Nas escolas de tempo integral de 9 horas, os estudantes recebem três refeições (café da manhã, almoço e lanche). Já nas escolas de tempo integral de 7 horas, são servidas duas refeições  (café da manhã e almoço ou lanche e jantar).

5 – Há diferença entre os calendários da escola de tempo integral e da escola de tempo parcial?

Não. Na verdade, o calendário do ano letivo segue o mesmo das escolas com turmas padrão. 

6 – Como se matricular?

As matrículas para escolas de tempo integral da rede pública estadual podem ser feitas durante o ano todo, se houver vagas remanescentes na unidade.

7 – Os resultados educacionais das escolas de tempo integral são melhores?

De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade da educação no Brasil, os estudantes de escolas de tempo integral apresentam maiores taxas de aprovação e melhor desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. Eles também tem maior chance de ingressar no Ensino Superior, segundo uma pesquisa do Instituto Sonho Grande.

8 – Há alguma legislação que regulamenta a educação em tempo integral em Goiás?

Sim, a lei nº 20.917, que institui o Programa de Educação Plena e Integral na rede estadual de ensino. Clique aqui para ler as diretrizes pedagógicas da escola de tempo integral da rede estadual de Goiás.